Páginas

segunda-feira, 29 de junho de 2009

GRAVIDEZ ECTÓPICA


A gravidez ectópica caracteriza-se pela implantação do ovo fora da cavidade endometrial (tubas, ovários, intraligamentar e locais anômalos do útero). A incidência é de 0,3 a 3% das gestações, sendo responsável por 6 a 10% de toda a mortalidade materna. Pode causar ainda, dificuldade para nova fertilização e episódios repetidos de gravidez ectópica em até 25% das pacientes que conseguem novas gestações.
Entre os fatores de risco o mais comum é a doença inflamatória pélvica, porém outros como multiparidade uso de DIU, cirurgias pélvicas extra-genitais, curetagens, insucesso de laqueadura tubária, anomalias tubárias, cirurgias
tubárias conservadoras, idade maior que 30 anos, endometriose e uso de indutores de ovulação, também são relacionados.
Quanto à localização, a maioria dos episódios (96%) ocorre nas tubas, sendo em ordem decrescente nas regiões: ampolar (73%), ístmica (24%) e intersticial (3%). Gravidez ectópica extratubária tem uma freqüência de apenas 4% (ovário, região cornual, intraligamentar, abdominal e cervical).

3 comentários:

  1. eu joselia a5 meses passei por uma cirugia por causa da gravidez tubaria mais correu tudo bem gracas a deus eu to bem graças a meu bom deus

    ResponderExcluir
  2. Eu Keila, 34 anos tive minha segunda gravidez tubaria,foi a treva...sobrevi...sobrevi.Tenho só uma filha,ela tem paralizia cerebral que a impede de andar, falar, sentar...ja está com 14 anos.Sei que por mais que a vondade de Deus seja diferente da minha é sempre a melhor...etc.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente ou felizmente, à uma semana fui operada para interromper uma gravidez tubaria. Por alguma força divina sentí uma pequena dor no lado esquerdo do abdomem e resolví ir ao hospital. Os medicos me operaram imediatamente. Eu sabia à apenas 15 dias que estava gravida, por um teste de farmacia.
    Tenho dois filhos e nunca imaginei que poderia ocorrer comigo esta anomalia.

    Quero deixar um apelo de alerta às mulheres:

    quando apenas desconfiarem de estarem gravidas, façam imediatamente todos os exames, pois eles poderao salvar suas vidas!

    ResponderExcluir